segunda-feira, 11 de novembro de 2019

VEREADORA EDILEUZA PALHARES HOMENAGEIA A PRESIDENTE DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DO RIO GRANDE DO NORTE



MOÇÃO DE APOIO N º 001/2019

EDILEUZA PALHARES LOPES (MDB), Vereadora do município de Angicos vem, no exercício de suas prerrogativas, nos termos do Art. 169, § 1º, Inciso III, à presença de Vossa Excelência propor para deliberação do Plenário, no sentido que seja registrado nos anais dessa honrada Casa a MOÇÃO DE APOIO a ser dirigida a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Norte na pessoa da sua Presidente Senhora Magda Maria Oliveira Silva, pelo excelente trabalho desenvolvido no comando da Rede, na Liga Norte e junto aos portadores de câncer como também pela combate a doença por meio de informação.

JUSTIFICATIVA

Estamos neste período vivenciando o “Outubro Rosa” mês dedicado a prevenção e combate ao Câncer de Mama. O Câncer, não só o de mama, a doença muito grave, infelizmente, hoje as estatísticas comprovam que a cada dia esta ocorrendo o aumento de novos casos em todo o mundo. Receber o diagnóstico de câncer e uma noticia muito difícil e o tratamento geralmente é prolongado, difícil e doloroso, tanto para o paciente como também para os seus familiares. A informação, a realização de exames periódicos, o diagnóstico precoce são as melhores formas de prevenção e aumentam as chances de cura da doença. 

Promover a informação sobre os meios de prevenção, exames necessários, diagnóstico e tratamento é um trabalho importante e essencial no combate ao câncer. A Rede Feminina de Combate ao Câncer há mais de 40 (quarenta) anos realiza esse trabalho de apoio aos pacientes e disseminando a informação. 

A rede é responsável pela administração da Casa de Apoio Irmã Gabriela, ponto de acolhimento de pacientes carentes do interior. O grupo também realiza um importante trabalho de conscientização, fazendo visitas a bairros carentes, promovendo palestras informativas educativas, inclusive na cidade de Angicos, em atendimento ao nosso chamado, foram realizas diversas palestras e eventos, principalmente no Outubro Rosa entre outras ações que mobilizam toda a sociedade.

Diariamente, as voluntárias fazem a distribuição de lanches para pacientes em espera pelo atendimento nas recepções de unidades da Liga. Pode parecer um pequeno gesto para alguns, mas é uma grande ajuda para quem vem de longe em busca de esperança contra a doença. Através da solidariedade e Humanização, grupos de voluntariado como a Rede Feminina contra o Câncer, auxiliam a Liga no atendimento com excelência a pacientes portadores de Câncer, entre outras atividades como confecção de próteses mamárias, distribuição de cestas básicas aos pacientes carentes, manutenção de bazar diário para aquisição de recursos, comemoração do dia das crianças, visita aos pacientes internos, etc. Segue histórico em anexo.

Na oportunidade, faz-se necessário e merece destacar o maravilhoso trabalho desenvolvido pela atual Presidente do grupo, portadora de câncer, aposentada por este motivo, no ano de 2005 integrou-se a Rede Feminina como voluntária, Cristã Evangelica, com muito amor e fé, dedicou-se ao trabalho do grupo, em 2017 foi eleita Presidente para exercer esse mandato um período de 02 anos, sendo em 2018, novamente eleita para o cargo para o biênio 2019/2020. Mulher simples, de coração puro, caridoso e de muita fé, mãe de duas filhas, avó de dois lindos netos, com muito amor pelo seu próximo vem durante todos esses anos realizando um trabalho de muito valor, especialmente em prol dos pacientes da Liga Norteriograndense contra o Câncer, digno de todo nosso reconhecimento, aplauso e apoio.

Que o teor deste seja encaminhado a Homenageada, a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Norte Senhora a Magda Maria Oliveira Silva.
Dessa forma, considerando a importância do tema, proponho a presente Moção e solicito aos Nobres Vereadores a APROVAÇÂO do mesmo.

Plenário Vereador Jalmir Dantas de Araújo – Câmara Municipal de Angicos-RN, em 30 de outubro de 2019.
HISTÓRICO

Rede Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Norte
No dia 18 de Novembro de 1967, foi fundada a Rede Feminina de Combate ao Câncer, por iniciativa da Presidente Nacional, Carmem Anne Dias, contando com as presenças dos diretores da Liga Norteriograndense Contra o Câncer, Prof. José Tavares (Presidente da Liga), e o diretor do Hospital Luis Antônio Dr. Etelvino Cunha. A Presidenta da Rede Feminina de Combate ao Câncer foi D. Leonor Cunha. Logo em seguida, a Profª. Maria Alice de Fernandes assumiu a Presidência.

Desde então, foi formado um grupo de voluntárias com o objetivo de proporcionar aos internados do Hospital Luis Antônio um pouco mais de conforto, levando aos mesmos o apoio moral, social e espiritual.
O trabalho da Rede era desenvolvido através dos setores: Educacional, Social e Assistencial. Também dentro desta mesma perspectiva dirigiram a Rede Feminina as senhoras Zuleide Varela Barca e Maristela Passos de Carvalho. Posteriormente, sentindo a necessidade do crescimento do trabalho voluntário, a então Presidenta Hilma Tineni, e a Vice Núbia Costa Cardoso (1996 a 2002), diversificaram, criando os departamentos de ação social, ação educacional e divulgação, ação espiritual e assistencial e de acolhimento. Esse trabalho contava com o apoio do Departamento de Pesquisa da Liga Norteriograndense contra o Câncer (DEPECON). 

Outras atividades iniciadas nessa gestão foram o "serviço de cafezinho" e o "banco de peruca", projetos que abrangem pacientes e familiares, proporcionando um tratamento mais eficaz com um acompanhamento psicológico adequado para manter a auto-estima equilibrada.
Vale salientar a importância do Serviço Social do Hospital Luiz Antônio na Rede Feminina, orientando no planejamento das atividades, tornando assim um trabalho integrado, beneficiando o paciente internado.

Recursos Financeiros
 Chá beneficente, duas vezes ao ano;
 Mensalidade dos integrantes voluntários;
 Vendas do bazar;
 Renda da feijoada e festa de São Pedro;
 Doações em dinheiro realizadas na conta da Rede Feminina;
 Campanha de arrecadação de doações de alimentos, copos descartáveis, guardanapos, realizada junto a pessoas avulsas e a estabelecimentos comerciais, os produtos adquiridos são destinados ao café da manha servidos aos pacientes do ambulatório do Hospital Luiz Antônio e na CECAN, como também são destinados a manutenção da Casa de Apoio;
 Venda de camisas da campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul.















ASSECOM/CMA

Nenhum comentário: