segunda-feira, 3 de junho de 2019

ESCRITOR POTIGUAR LANÇA LIVRO INFANTIL QUE ABORDA MEDO DO DESCONHECIDO

O lançamento será dia 19 de junho, na Galeria Fernando Chiriboga, Shopping Midway Mall, às 18h.

Escritor potiguar lança livro infantil que aborda medo do desconhecido

No próximo dia 19 de junho, o jornalista e escritor potiguar Juliano Freire lança mais um livro voltado para o universo infantil. “Gumercindo mora no castelo” é a quarta publicação do autor, que escreve para crianças desde 2002, com livros que incorporam elementos da cultura nordestina a histórias que vencem idades e fronteiras. Dessa vez, o enredo fala sobre o medo do desconhecido, das nossas fraquezas e incertezas e de como é preciso encará-las e vencê-las.

Antes de Gumercindo, Juliano Freire trouxe ao mundo as obras “Doninha e o Marimbondo” (2006), “Pereyra – o menino bom de bola” (2007) e “Felizardo contra a bruxa da feira” (2010). Os livros já foram adotados por escolas de Natal, São Paulo e Belo Horizonte. Abaixo, você confere um bate-papo sobre a mais nova publicação do escritor, que será lançada na Galeria Fernando Chiriboga, no Shopping Midway Mall, às 18h.

O jornalista e escritor potiguar Juliano Freire – Foto: Divulgação
O que o leitor pode esperar do seu novo livro? Mais que um passatempo. Traz a mensagem de que precisamos, aqui e ali, sair da zona de conforto e enfrentarmos com coragem nossos problemas. Não é nada fácil. Acho que crianças e pais, mães e filhos, poderão conversar sobre a reviravolta na história. Sem falar no medo, que parece dominar a todos nós. O medo do desconhecido, da incerteza, de nossas fraquezas e limites, os quais é preciso encarar e vencer.

Quem é o personagem principal, Gumercindo?

Ele vive sozinho em um Castelo, vida mansa, calmo até demais. Olhamos para ele e logo pensamos: que esquisito! Aí é que está a magia da estória. Cada um de nós, pode mudar seu destino. Só o que lhe incomoda mesmo são as “visitas” de um dragão, como todo dragão, mal-humorado e querendo tocar fogo em tudo. Gumercindo sempre está à espera de uma ajuda externa, que nem sempre está presente quando mais necessitamos.

Há quanto tempo o novo livro vinha sendo gestado?

Desde 2015. Como é produção própria, os custos são altos. Contamos com o talento de Natsy Alencar, ilustradora com um jeito peculiar de traduzir o que está no texto. Fiquei muito satisfeito com o resultado final. A edição foi da Infinita Imagem, empresa parceira em trabalhos anteriores como “Doninha e o Marimbondo” (2006) e “Felizardo contra a bruxa da feira” (2010).

Qual o melhor de escrever para o público infantil?

A repercussão entre as crianças. Suas observações, surpresas, curiosidades, jeito de ver as coisas. Elas nos desarmam com suas tiradas e perguntas. São incríveis porque têm menos idade, mas possuem uma inteligência pura, inocente, questionadora. E a responsabilidade do escritor é maior, pois o texto para este público abre caminho para a formação de leitores.

Crédito das Fotos: Divulgação

Fonte: Blog da Juliska

Nenhum comentário: