terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

OUVIDORIA SUS AJUDA A MELHORAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE



Seja por telefone, internet, webchat, pessoalmente ou até por meio carta, o Ministério da Saúde quer ouvir o que o cidadão tem a dizer sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). E vale de tudo: solicitar, sugerir mudanças, denunciar, elogiar. A Ouvidoria do SUS funciona como um canal direto entre usuários do SUS e a gestão do Sistema. A participação popular é fundamental para que estes canais possam cumprir o objetivo de melhorar os serviços de saúde para a população.

Você conhece, por exemplo, o 136? Criado em 2011 para substituir um antigo 0800, o telefone de contato 136 é gratuito de qualquer lugar do Brasil, independentemente de ser chamada de telefone fixo ou celular. De fácil memorização, o Disque Saúde, como é conhecido, é um serviço de utilidade pública para os cidadãos brasileiros.


“A procura do usuário do SUS pelos serviços da Ouvidoria é o nosso maior objetivo. Queremos garantir e dar voz ao cidadão”, destaca Gerlane Baccarin, secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. É possível, por exemplo, tirar dúvidas sobre vacinação, uso de preservativos, sobre os tratamentos oferecidos pela rede pública de saúde e muito mais.

Como funciona o 136

Segundo Gerlane Baccarin, as ligações recebidas pelo 136 são de todos os tipos, mas algumas demandas são recorrentes, como pedidos de consultas, atendimentos e tratamentos e reclamações sobre recursos humanos e estabelecimentos de saúde. “A Ouvidoria transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, bem como a transparência das ações prestadas à população. Ela visa o aprimoramento do atendimento”, explica a secretária.

No caso do 136, ele não é um canal apenas para os usuários do SUS, as ligações de profissionais de saúde também são bem-vindas. O conteúdo para este público em específico é feito especialmente pelas equipes técnicas do Ministério da Saúde.

Depois de acionada pelo Disque Saúde, a Ouvidoria SUS registra, analisa, encaminha e acompanha cada pedido, reclamação, sugestão ou crítica feita pelo cidadão até que ele possa receber uma resposta. Esse processo também vale para mensagens recebidas via internet, por cartas ou em postos de atendimento pessoalmente.

Veja os canais da Ouvidoria do SUS

• Internet – Formulário Web;

• Telefone - Disque Saúde 136 (ligação gratuita);

Webchat

• Correios - Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS/DOGES; Endereço: SRTVN Qd 701 – Via W5 Norte, Lote D, Ed. PO 700, 5º andar, 70.719-040 – Brasília/DF.

Acesse e saiba mais sobreo o Disque Saúde e os demais canais da Ouvidoria SUS.

http://portalms.saude.gov.br/participacao-e-controle-social/ouvidoria-do-sus

Chat entra em funcionamento na central do Disque Saúde 136

Erika Braz, para o Blog da Saúde

Nenhum comentário: