sábado, 9 de fevereiro de 2019

ADOLESCENTE QUE TEVE 30% DO CORPO QUEIMADO EM INCÊNDIO NO CT DO FLAMENGO SEGUE EM ESTADO GRAVE

Segundo boletim médico, além das queimaduras no corpo, vítima inalou muita fumaça. Após cirurgia, ele foi submetido a procedimento para evitar lesões nas vias aéreas.

Por G1 Rio


Jonathan Ventura, de 15 anos, sofreu queimaduras graves em 30% do corpo. Ele segue internado em estado grave — Foto: Reprodução/Facebook

Permanece em estado grave o adolescente Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, um dos três atletas feridos que sobreviveram ao incêndio que deixou dez mortos no alojamento do Ninho do Urubu, o Centro de Treinamento do Flamengo. Conforme boletim médico divulgado na manhã deste sábado (9), ele teve cerca de 30% do corpo queimado e inalou muita fumaça.


Jonathan, que atua como zagueiro no time de base do Flamengo, chegou ao hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, em estado considerado gravíssimo. Ele sofreu queimaduras de 2º e 3º graus, além de ter inalado muita fumaça. Ele foi imediatamente operado e, em seguida, transferido para o Hospital Pedro II, referência no tratamento de queimados.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na manhã deste sábado o garoto foi submetido a uma broncoscopia, procedimento para evitar lesões nas vias respiratórias. Também é submetido a banhos e curativos para tratar as lesões no corpo.


Sem previsão de alta, Jonathan seguirá internado no Centro de Tratamento de Queimados do hospital. Ele é monitorado por equipe formada por cirurgião plástico, anestesiologista e médico intensivista.


Cauan foi um dos jogadores feridos no incêndio no CT do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal

Os outros feridos são Francisco Dyogo, de 15 anos, goleiro da base rubro-negra e Cauan Emanuel, de 14. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ambos estão fora de perigo.


Goleiro da base do Flamengo Francisco Dyogo Bento feriu as mãos durante incêndio — Foto: Dyogo Bento/Arquivo pessoal

Reconhecimento das vítimas

Dos dez mortos no incêndio, nove foram encontradas carbonizadas - não há informações sobre como o 10º corpo estava. Até o fim da manhã deste sábado (9), apenas quatro haviam sido identificados e os corpos liberados do Instituto Médico-Legal.

Para ajudar na identificação dos corpos, o Flamengo cedeu à polícia imagens das arcadas dentárias dos 10 jovens mortos.

Corpos identificados:

Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, liberado do IML na madrugada. O enterro será neste sábado em Volta Redonda (RJ);
Bernardo Pisetta, ainda no IML;
Pablo Henrique da Silva Matos, identificado por impressões digitais e liberado do IML na madrugada. O enterro será neste sábado em Oliveira (MG);
Victor Isaías, ainda no IML.

Aguardam identificação e liberação:

Athila Paixão, de 14 anos;
Christian Esmério, 15 anos;
Gedson Santos, 14 anos;
Jorge Eduardo Santos, 15 anos;
Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos;
Samuel Thomas Rosa, 15 anos.

O fogo destruiu parte dos alojamentos em que estavam os adolescentes atletas da equipe de base do Flamengo. A suspeita é que a causa seja um curto-circuito no ar-condicionado. Além dos dez mortos e três feridos, havia outros 13 jovens no alojamento que conseguiram escapar sem ferimentos. Eles disseram à polícia que quebraram janelas do alojamento para tentar salvar amigos.

Nenhum comentário: