sábado, 30 de setembro de 2017

BREVE RESUMO DA FAZENDA SÃO MIGUEL POR ANILTON SOUZA



RELATOS DE ANILTON SOUZA                                                                                                                         

Estivemos ontem (29) a tarde|noite na Fazenda São Miguel, prestigiando as comemorações do seu padroeiro, o Arcanjo Miguel. Foi uma festa religiosa de saudosismo. O meu pai Anildo Souza, chegou a São Miguel com os seus pais e irmãos, com 10 anos de idade em 1923, quando os Ingleses adquiriram a Fazenda ao Industrial Jorge Barreto de Albuquerque Maranhão, por influência do exportador de algodão e industrial, Fernando Gomes Pedroza.
O meu avô, Jose Francisco de Souza, por influência do seu cunhado, Francisco Chagas de Medeiros(Chico Chagas), veio para São Miguel e abriu o primeiro barracão naquela próspera comunidade. O meu pai sempre me dizia que passou a sua infância e adolescência em São Miguel. Era um menino feliz. Viu crescer uma das maiores organizações testeis do nordeste brasileiro. 
A J & P Coats, empresa sediada em Glasgow, na Escócia, que fazia parte do Reino Unido, cuja filial já operava no Brasil, a Machine Cotton, industria de fios, que originou a Companhia Brasileira de Linhas para Coser, em São Paulo e na Fazenda São Miguel-RN. Meu pai contava ainda que os seus melhores amigos na época eram, Chico Jurema, o seu irmão o cigano Cândido, José Bizinho, Antônio Maria, proprietário da pensão e restaurante, (pai de Raimundo Maria, Chico Maria, Nobinha), João Viana e outros que não me recordo. 
O meu pai também me dizia que tinha muito orgulho em ter vivido a sua infância na Fazenda São Miguel. Tinha uma profunda admiração e gratidão pelo lugar. E hoje estou resgatando a sua história e voltando a frequentar São Miguel, um desejo incontido do meu pai, que a mim foi transmitido em vida. Quero agradecer ao Bel. Francisco Maria de Souza,( o filho da Fazenda mais ilustre, vivo) pelos subsídios a mim enviados e que mandou a sua biografia e fatos importantes da Fazenda. 
Não houve oportunidade para homenageá-lo, mas fica o recado para todos os Miguelenses ausentes e presentes, para que no próximo ano, com mais tempo, vamos organizar uma festa digna da tradição da Fazenda, que possui uma história riquíssima e de suma importância para a nossa região. Em seguida postarei algumas fotos da festa religiosa, que além da procissão e da missa, houve batizado de quatro crianças e um casamento.                                                 


 
                                                                                 



7 comentários:

Anilton Souza disse...

Obrigado pela postagem, amigo Mozart. Tentaremos resgatar a história da fazenda São Miguel. Um grande abraço.

Francisconunesdearaujonunesdea@Gmail.com disse...

Sou filho legítimo dessa fazenda maravilhosa,na minha infância isso aí era meu paraiso,conheço cada vereda,cada cantinho desse lugar,meu sonho é um dia poder rever a casa onde nasci,eu soube que ainda está de pé.chorei quando vi a foto do barracão de seu Chico Dantas,todos esses cidadãos citados nesse post eu conheci,eram amigos do meu querido pai,seu Antônio Araújo,que Deus o tenha

Francisconunesdearaujonunesdea@Gmail.com disse...

Não suportei a saudade é chorei ao ler esse post sobre a fazenda são Miguel,nunca esqueci a vida feliz que vivi aí,gostaria de voltar um dia e rever o lugar onde nasci e me criei.

Francisconunesdearaujonunesdea@Gmail.com disse...

Chico Juréia João Viana novinha Chico Maria João Agostinho,conheci todos,eram amigos do meu pai,Antônio Araújo.

Francisconunesdearaujonunesdea@Gmail.com disse...

Chico Juréia João Viana novinha Chico Maria João Agostinho,conheci todos,eram amigos do meu pai,Antônio Araújo.

Unknown disse...

Que lembrança lindaaaa , eu era bem menina ,mas lembro de João Viana ,Sr: João Agostinho....e outrosais que não foram citados aqui...,.bom demais rever tudo isso...

Unknown disse...

Show cinto muitas saudades e orgulho dessa Fazenda😍