sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PREFEITO DE CUIABÁ, EMANUEL PINHEIRO (PMDB) APARECE RECEBENDO MAÇOS DE DINHEIRO SUSPEITO

Silval Barbosa entrega ao MPF imagens de políticos recebendo dinheiro

Ex-governador de Mato Grosso fechou acordo de delação e entregou vídeos para comprovar pagamento de propina em dinheiro vivo. TV Globo teve acesso às imagens com exclusividade.

Por Camila Bomfim, TV Globo, Brasília
JN mostra flagrantes de entrega de dinheiro a políticos do MT
O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) entregou ao Ministério Público Federal vídeos que mostram políticos do estado de diversos partidos recebendo dinheiro vivo. A TV Globo teve acesso às imagens com exclusividade.

Segundo Silval Barbosa, as gravações foram feitas pelo então chefe de gabinete Silvio Cesar, que, segundo o ex-governador, era quem entregava o dinheiro. O dinheiro, segundo o ex-governador, era de esquemas de propina no estado.

A delação premiada de Silval Barbosa foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 9. O ex-governador foi preso em 2015 pela Operação Sodoma e é suspeito de chefiar uma organização criminosa que cobrava propina de empresas em troca de incentivos fiscais. Em junho, Barbosa começou a cumprir prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Nas imagens, o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece recebendo maços de dinheiro e os colocando nos bolsos do paletó. Um dos maços chega a cair no chão, e Pinheiro se abaixa para pegar.

Em outro vídeo, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) recebeu o dinheiro em uma caixa de papelão. Já o então deputado estadual Hermínio Barreto (PR) leva uma mala, onde coloca os maços.

A atual prefeita de Juara, Luciane Bezerra (PSB) guarda o dinheiro na bolsa. O ex-deputado estadual Alexandre César (PT) recebe o dinheiro e coloca em uma mochila.

O que disseram os políticos

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, disse que não fez nada ilícito e que vai comprovar isso na Justiça.

O deputado estadual Oscar Bezerra, declarou que a esposa dele, Luciane Bezerra, prefeita de Juara, recebeu dinheiro para quitar dívidas de campanha eleitoral.

O advogado de Silvio Cesar disse que não pode comentar porque a delação está sob sigilo.

Os demais citados não foram localizados pela reportagem.

Delação

Em outros trechos da delação, Silval Barbosa citou:

A suposta participação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em um esquema de corrupção no estado;
Pagamento de propina nas obras da Arena Pantanal;
Acordo entre políticos de diferentes grupos para eleger o atual governador, Pedro Taques (PSDB);
Cobrança de propina para que ele não fosse citado na CPI das obras da Copa.

Nenhum comentário: