segunda-feira, 6 de novembro de 2017

MULHERES ANGICANAS LEVANTAM MAIS UMA VEZ A BANDEIRA DO NÚCLEO LILÁS NA BUSCA PELOS SEUS DIREITOS

Aos 4 dias do mês de Novembro, na Câmara Municipal de Angicos, aconteceu mais um encontro do Núcleo Lilás  que se organiza para trabalhar voluntariamente em favor da mulher Angicana. O bom encaminhamento e as atividades programadas estão relacionados ao projeto social que traz  os objetivos como prioridades essências no contexto de ações e serviços no âmbito dos poderes Públicos Municipais. 

É dever do poder Público garantir os direitos mínimos de apoio á mulher na questão de saúde, educação, segurança e principalmente garantir o seu direito de acesso ao trabalho digno.

Sabemos que Angicos não dispõe de políticas públicas essenciais para seus cidadãos, e propositadamente não existe nenhuma Política assegurada para as mulheres, pensando nesse contexto de gênero, o Núcleo Lilás vem chegando com determinação e coragem para coibir e cobrar seus direitos humanos. roubados e negligenciados.

MISSÃO 
Aliviar  o sofrimento, acolher, cuidar, recuperar, resgatar  a dignidade e a cidadania,  reintegrar na família e na sociedade, A MULHER ANGICANA.
VISÃO 
Proporcionar um estilo de vida diferenciado para as mulheres, com direitos constituídos, promovendo a inclusão social, buscando conhecimentos acadêmicos, com  acessos a saúde, a educação, a segurança,  ao lazer, a cultura, e a liberdade de escolhas em suas mais diversas causas  e situações na  vida pública e privada. 

VALORES  
Promover a justiça;  
Inclusão social; 
Respeitar as diferenças; 
Solidariedade; 
Sustentabilidade sócio-econômica

Objetivos: 
Prover os meios e as ferramentas necessárias para fortalecimento e empoderamento da mulher angicana no que diz respeito às políticas públicas de direitos. 
Buscar parcerias para a inclusão social atendendo as classes do gênero em situações de vulnerabilidade social. 
Construir açoes de  cidadania através de parceiros no âmbito local e a todos q acolherem a causa como bem feitoria para todos.  

Simbolo: 
A bandeira do núcleo Lilás Angicos terá como principal cor o Lilás e o branco, com uma mandala ao centro divindindo a parte de cima na cor branco e a parte de baixo na cor lilas.  
  
O núcleo Lilás é uma criação de um grupo de mulheres angicanas que observaram a lacuna histórica das mulheres cidadãs sem a devida proteção e garantia dos seus direitos constituídos atualmente. Visto que elas representam a metade da população angicana com 51,03%(IBGE-2016) , com a responsabilidade de ser mulher e no entanto, sem a minima condição de ser protagonista de seu próprio espaço. tornar o meio onde vive mais humano e saudável, não é tarefa fácil, porém, com a união e o fortalecimento das ideias coletivas, é possível conseguir as melhorias voltadas para o bem estar desta mulher. 

Angicos é uma cidade pertencente a mesorregião central potiguar com uma população de 11.549 hab-IBGE 2016-,. Com Registros  que em 1890 nós (mulheres) entramos na Republica.  
O Cel. José Rufino da Costa Pinheiro foi o primeiro administrador de Angicos na Republica no período de 1890 a 1893. Desde então, com a histórica passagem registrada até os dias de hoje,  de duas grandes mulheres prefeitas* eleitas pelo voto direto do povo. A primeira Prefeita de Angicos Maria Zélia Moreira Alves da Cunha,(inmemorian)*. A segunda Prefeita de Angicos Albaniza Suely da Silva. Ambas esposas de ex-prefeitos da cidade angicana. (anexos).

Como forma de fortalecimento, no sentido de elaborar e criar meios de apoio social e político, o núcleo de mulheres lilás, tem como principal objetivo a verdadeira cidadania para a mulher dentro das politicas públicas e  partidárias como forma de iniciar outras aberturas insistindo sempre na consolidação de assegurar seu espaço de poder e luta. Apesar das dificuldades, estimular e promover ações que sejam de vital importância para a transformação da sociedade, a mulher angicana sofre com suas limitações cotidianas, sem a perspectiva de sobrevivência em seus meios originalmente conquistados e assegurados em lei. 

Para compreender esse universo é necessário estar conhecendo os limites da cidade e sua conjuntura feminina para chegar na meta de atingir grupos vulneráveis deste público. Pensando assim o desafio do Núcleo Lilás está além deste projeto, verdadeiramente estará voltado para toda e qualquer mudança que diz respeito a mulher angicana e seus pares.  

                                                         Universo do Projeto 




  
  
              
Angicos 
Público Feminino 
População com necessidade de políticas publicas compensatórias 
Questões de gênero 

                                           Atividades do Núcleo Lilás 



OBJETIVOS ATIVIDADES METODOLOGIA RESULTADOS RECURSOS PRAZO Lutar por  uma sala lilás na delegacia civil/outros Divulgar o inicio do projeto para a sociedade A divulgação do projeto será por meios da mídia, reuniões e encontros diversos  Mulheres em situação de vulnerabilidade social Buscar parcerias Novembro de 2017 a fevereiro de 2018 Criar o conselho Municipal da Mulher Convidar lideranças e poder público Reivindicar ações, cobrando do poder público Atingir meta com base na mulher em vulnerabilidade social Parcerias institucionais Novembro de 2017 a janeiro de 2018 Cobrar das autoridades a criação de conselhos municipais Reunir movimentos e entidades angicanas Garantir meios de para dinamizar o trabalho para concretização dos conselhos deliberativos e/ou consultivos Trabalhar em prol da mulher buscando soluções definitivas  Janeiro 2018 Natal Solidário Dezembro/17.   
                              
                                          Plano de Ação 
                                                     
1- ACESSO ÀS MULHERES AO MERCADO DE TRABALHO Ação Órgão responsável Público alvo Programa/ Prazo Parcerias Garantir reserva de 30% de mulheres nas frentes de trabalho Casa civil Secretarias municipais Órgãos institucionais  Mulheres 2018 PMA, Semas Realizar ações de incentivação para a mulher entrar no mercado de trabalho Executivo Municipal Mulheres cursos  Secretaria de ação social do município Atender mulheres de forma prioritária nas ações de cidadania 

Um comentário:

famern disse...

Quem vai sair candidata a vereadora dessa turma Feminina.