terça-feira, 24 de abril de 2018

OPERAÇÃO CONJUNTA "ARRASTA" 07 PAREDÕES DE SOM EM NATAL

Sete equipamentos de som automotivo foram apreendidos entre o sábado (21) e este domingo (22) nas zonas Norte e Oeste de Natal dentro da Operação "Arrasta Paredão". 

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Operação coordenada pela SEMURB, conta com o apoio da Guarda Municipal do Natal e da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), e visa combater e reduzir as denuncias de perturbação do sossego nas quatro zonas da cidade do Natal, sobre tudo aquelas que envolvam o uso de som automotivo.

O acionamento de equipamentos de som automotivo é proibido no município do Natal deste a sanção da Lei 6246, no ano de 2011, e seu uso indevido pode implicar na aplicação de multa pecuniária e apreensão do equipamento. A execução desta lei municipal, é feita em parceria entre fiscais ambientais da SEMURB e Guardas Municipais de Natal.

As apreensões deste fim de semana ocorreram nas zonas Norte e Oeste de Natal, sendo o bairro de Felipe Camarão o que mais demandou o atendimento dos agentes de fiscalização. Segundo o Supervisor de Fiscalização de Poluição Atmosférica e Sonora (SPATS) da SEMURB, Gustavo Szilagyi, só nos quatro primeiros meses do ano de 2018 a força tarefa formada por SEMURB, Guarda Municipal (GAAM e ROMU) e Policia Militar (CIPAM) já apreenderam quase 30 equipamentos de som automotivo.

"É perceptível que o aumento do uso de som automotivo se dá sempre após o carnaval, estendendo-se até meados de maio. É neste período que concentra a maior quantidade de apreensões deste tipo de equipamento. É importante que os proprietários e apreciadores de som automotivo tenham ciência da impossibilidade de se acionar este tipo de equipamento na área urbana do município do Natal, mas principalmente, é fundamental que eles tenham o censo de cidadania, e compreendam que sua ação prejudica o sossego de uma grande quantidade de pessoas", afirma Szilagyi.

A falta de áreas publicas de lazer, tais como praças e parques é apontada por Szilagyi como uma das explicações do porque as Zonas Norte e Oeste lideram os casos de apreensões deste tipo de equipamento. Denuncias podem ser feitas à SEMURB por meio do Telefone 3616-9829, ou para a Guarda Municipal por meio do nº 190.

Nenhum comentário: