Sabemos que grande parte da população tem consciência da força que a mídia possui, e isso fica mais nítido quando por meio de toda essa força ela passa a inculcar nas pessoas uma ideia ou mesmo um ponto de vista já formado sobre determinado assunto. Quando fazemos referência à mídia, na verdade nos referimos à todas as suas formas de veiculação, seja ela falada, escrita, televisada e até aquela feita pelos meios virtuais e outros meios que sejam possíveis.
Inegavelmente, a mídia é de grande relevância para a manutenção de todo processo democrático vigente de uma sociedade, entretanto, isso não significa que às custas deste argumento ela possa manipular, ainda que de forma velada, tudo aquilo que é veiculado a fim de movimentar a massa social num determinado caminho.
Por isso que se deve questionar: até que ponto a nossa rádio comunitária iria atuar em prol de um pequeno grupo para veicular opiniões prontas, já formadas e de seu próprio interesse? E essa atuação exercia influência, principalmente na parte mais pobre da sociedade, vez que esta, formada na sua maioria por pessoas com pouca instrução, acaba tomando como verdade absoluta tudo que é veiculado, justamente por não possuírem meios e, ou condições de discordarem daquilo que é dito.
O problema maior de tudo isso, apesar da influência já dita, está no fato que muitas notícias veiculadas, principalmente as relacionadas com o universo político local, estão, quase sempre, dissonantes daquilo que realmente é, ou seja, da verdade.
Portanto, é indiscutível a importância da nossa Rádio Comunitária para a sociedade por influenciar nos aspectos culturais, sociais, políticos e outros mais. Dessa forma, enquadra-se no conceito de mídia alternativa, com o propósito de democratizar as comunicações e informações.
Diante do exposto, se faz mais do que necessário tornar a nossa rádio comunitária um veículo estritamente voltado para a comunidade, divulgando o convívio social e eventos locais, noticiando acontecimentos comunitários e de utilidade pública, promovendo atividades educacionais para a melhoria de condições de vida da população.
Ten Horácio - Ex Cmt da Cia de Angicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário